Portugal apresenta aumento no poder de compra

Dados relativos a 2024, publicados pelo INE

18 de dezembro, 2025
Portugal apresenta aumento no poder de compra
O INE publicou, ontem, o mais recente estudo sobre o poder de compra, em Portugal, numa comparação estabelecida com o espaço europeu.
O PIB português, avaliado pelo poder de compra, atingiu 82,4% da média da UE, em 2024, registando-se um aumento de 1,3p.p. em relação ao ano de 2023. 

Portugal permanece no 15.º lugar da Zona Euro e no 18.º da UE, refletindo uma trajetória de convergência moderada, apesar de continuarem evidentes grandes diferenças quando comparado com as economias mais avançadas.

No que concerne ao consumo individual – o indicador considerado como o mais representativo do bem-estar das famílias – conseguiu atingir 85,7% da média da UE. É observado um ligeiro aumento face ao observado no ano precedente no qual se registou +0,2 p.p. Relativamente a este indicador, evidencia-se uma situação relativamente mais favorável do que a observada no PIB, sugestiva de um impacto positivo das transferências sociais em espécie e dos serviços públicos no consumo efetivo das famílias.

No contexto europeu, o produto interno avaliado em poder de compra continua a mostrar-se muito disperso. 

Em 2024, Luxemburgo registou o valor mais elevado (244,6), mais do dobro registado pela média da UE, enquanto a Bulgária apresentou o valor mais baixo por entre os Estados-Membros (65,9). O coeficiente de variação do PIB situou-se em 45,1%, embora inferior ao registado no ano anterior, indicando uma ligeira redução das assimetrias económicas.

O PIB português aumentou 5,9% em 2024, em termos nominais, por derivação do crescimento nominal de 7,1%, num contexto de crescimento moderado da população. Apesar da evolução positiva, Portugal continua a apresentar-se abaixo da média europeia, ao nível do rendimento e ao nível do poder de compra.

Fonte: INE