YouTube é a plataforma social mais confiável

Estudo realizado na América do Norte pela Gartner

17 de outubro, 2025
YouTube é a plataforma social mais confiável
O YouTube foi identificado como a plataforma de redes sociais mais confiável, no que diz respeito à precisão da informação, de acordo com o mais recente estudo «Boost Impact Through Social Content in AI Search», da Gartner Inc., empresa líder em consultoria e investigação nas áreas dos negócios e da tecnologia. 
O estudo, realizado entre julho e agosto de 2025, a 365 consumidores norte-americanos, concluiu que 61% dos inquiridos consideram o YouTube uma fonte fiável de informação precisa.

O Reddit surge em segundo lugar, com 47%, e o Instagram ocupa a terceira posição, com 32%. Esta hierarquia de confiança ganha importância num contexto em que os motores de pesquisa baseados em inteligência artificial começam a dar maior visibilidade ao conteúdo das redes sociais. Assim, a credibilidade das plataformas torna-se um elemento essencial para marcas e profissionais de marketing que procuram garantir uma presença digital sólida e responsável.

De acordo com Claudia Ratterman, diretora e analista de Marketing da Gartner, «os profissionais de marketing devem compreender que a credibilidade é agora uma verdadeira moeda de valor no ecossistema das redes sociais e da pesquisa online. Os diretores de marketing devem priorizar investimentos em plataformas que não apenas ofereçam alcance, mas também sejam consideradas de confiança pelos seus públicos-alvo».

Ratterman acrescenta que, à medida que a descoberta de conteúdos impulsionada pela IA se generaliza, construir presença em plataformas de elevada confiança e garantir que o conteúdo é autêntico, transmite confiança e rigor, será determinante para proteger e reforçar a reputação das marcas.

Fonte: gartner.com