A preocupação com as alterações climáticas está a aumentar em todo o mundo.
O
Peoples’ Climate Vote 2024, o maior inquérito independente de opinião pública sobre o tema, revela que 56% das pessoas pensam no clima diariamente ou semanalmente e que 53% estão mais preocupadas agora do que há um ano, face ao aumento de fenómenos extremos e vagas de calor.
Os impactos começam também a pesar nas escolhas pessoais. 63% já têm em consideração o clima ao escolherem o sítio para viver, trabalhar ou para decidirem o que comprar e 33% afirmam que isso influencia de forma determinante grandes decisões da vida.
Exigência da ação política e global
A mensagem é clara pelo que nos revelam os dados. 80% querem mais medidas climáticas para os seus países e 89% esperam que os governos assumam a liderança nesse sentido. Apenas 39% acreditam que as grandes empresas estão a agir de forma adequada.
A nível global, há também um apelo à cooperação. 86% defendem que os países deixem de lado as diferenças políticas e económicas para trabalhar em conjunto.
Entre as soluções mais apoiadas surgem a proteção e a restauração da natureza (81%), a educação ambiental nas escolas (80%) e a transição rápida dos combustíveis fósseis para as energias renováveis (72%). Além disso, 79% defendem que os países ricos devem ajudar os mais vulneráveis a enfrentar os impactos climáticos, o que traduz um sinal claro de apoio à justiça climática.
Diferenças regionais e de género
O inquérito mostra diferenças relevantes no que concerne à origem das pessoas. Nos Países Menos Desenvolvidos, 63% pensam regularmente nas alterações climáticas, acima da média global que ronda os 56%. Nos Pequenos Estados Insulares, 71% estão mais preocupados do que no ano anterior, refletindo a ameaça existencial que enfrentam. Já nas maiores economias emissoras, o apoio a medidas varia entre 66% e 93%, sendo a Itália o país com maior consenso. Também se verificam diferenças respeitantes ao género que revelam que, em países como a Alemanha, os EUA ou a França, as mulheres se mostram até 17 pontos percentuais mais exigentes em relação à ação climática.
Retrato global sem precedentes
O
Peoples’ Climate Vote 2024 contou com a participação de mais de 73.000 pessoas, oriundas de 77 países. Os inquiridos, no seu total, acercam um cenário composto por 87 línguas, tornando-se, portanto, no maior levantamento de sempre em termos de perceção pública acerca das alterações climáticas. Os resultados fornecem dados cruciais para os governos, para as empresas e para os cidadãos, ao mostrarem de forma inequívoca que o mundo exige respostas rápidas, justas e ambiciosas para enfrentar a crise climática.
Fonte: https://climatepromise.undp.org/