Maioria dos trabalhadores prefere recorrer à IA para manter o trabalho remoto
Relatório revela os resultados do impacto da IA
2 de setembro, 2025

Crédito da Foto: Freepik
Um novo relatório global da empresa de tecnologia GoTo mostra que a inteligência artificial (IA) está a transformar rapidamente a forma como os profissionais encaram o futuro do trabalho.
O estudo, intitulado “The Pulse of Work in 2025”, foi desenvolvido em parceria com a consultora Workplace Intelligence e envolveu 2.500 colaboradores e líderes de tecnologias da informação (TI) em diferentes países.
De acordo com os resultados, 51% dos trabalhadores acreditam que a IA poderá tornar os escritórios físicos desnecessários, enquanto 62% afirmam preferir trabalhar remotamente com apoio de ferramentas de IA em vez de regressar ao modelo presencial.
É notável a percentagem que acredita que a IA pode melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional (71%), que defende que a tecnologia permite trabalhar a partir de qualquer lugar sem perda de produtividade (66%) ou que considera que a IA ajuda a prestar um melhor apoio a clientes, mesmo à distância (65%).
Apesar disso, é fundamental reter que nem todos concordam com estas afirmações e que existem setores e funções que exigem o exercício do trabalho presencial.
O estudo identificou ainda um maior otimismo entre os gestores de tecnologia. Nove em cada dez líderes de TI afirmam que o trabalho remoto melhorou o desempenho das suas equipas e 88% acreditam que a IA pode assegurar a igualdade de acesso a ferramentas e o apoio entre colaboradores remotos.
No entanto, existe uma diferença clara de perceção entre gestores e trabalhadores. Enquanto 91% dos líderes consideram que as suas empresas utilizam bem a IA para apoiar o trabalho híbrido, apenas 53% dos colaboradores partilham dessa visão.
O relatório destaca também a forma como diferentes gerações avaliam o impacto da IA. Entre a Geração Z, 90% afirmam que a tecnologia aumenta a sua produtividade em regime remoto, enquanto 84% dos millennials, 71% da Geração X e 74% dos baby boomers relatam benefícios semelhantes. Ainda assim, a maioria admite que não está a tirar o máximo partido da tecnologia.
Fonte: https://economictimes.indiatimes.com